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Proposta Pedagógica - Colégio Professora Marisa Costa - Osasco/SP

Proposta Pedagógica

Escolher a melhor escola faz parte da construção do futuro de seu filho.

Por isso, essa decisão deve ser tomada com muito cuidado.

Matricular seu filho em nossa escola é um ponto positivo na formação dele.

Nosso conteúdo visa propiciar situações de aprendizagens significativas que possam contribuir para o desenvolvimento da criança de relação interpessoal e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos  mais amplos da realidade social e cultural.

Nosso Colégio adota a proposta pedagógica sócio construtivista (mesclamos o tradicional com o   construtivismo) e para o sócio construtivismo a natureza humana só pode ser entendida quando se    leva em conta o desenvolvimento sociocultural dos indivíduos. O objetivo é ampliar o universo de expressões da criança para facilitar a incorporação da escrita. A ênfase é na elaboração da fala, da escrita e da leitura como instrumentos simbólicos que repercutem no desenvolvimento mental.

Quando a criança erra alguma atividade, o que faz parte do processo de aprendizagem, o professor deve estimulá-la a perceber o erro, mas se a criança não perceber, cabe ao professor apontar o erro para que a criança o corrija.

A criança deve contar com um ponto de partida para realizar suas próprias descobertas. Nesse sentido, o oferecimento de modelos de texto, por exemplo, é uma estratégia válida - desde que resulte numa atividade criativa, não numa cópia mecânica.

O papel do professor é de condutor do processo, atuando na zona de desenvolvimento proximal. Sua intervenção é direta, pois deve ajudar a criança a avançar. O professor acompanha cada aluno para auxiliá-lo na superação das dificuldades. É quando se trabalha diretamente com o conceito de desenvolvimento proximal, onde o professor precisa conhecer o desenvolvimento real da criança, mas não pode parar aí. É pelo auxílio direto, com explicações, pistas e sugestões, que o aluno avança, consolidando o desenvolvimento que era apenas potencial em desenvolvimento real.

O aluno de posse de seus conhecimentos prévios e com informações obtidas vai construindo e reconstruindo o seu conhecimento.

Nossa proposta pedagógica, leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e Deliberação nº. 01/99 do Conselho Estadual de Educação de São Paulo.