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Ensino Fundamental II / Principais Diretrizes


 

6º ano - Ênfase na organização do tempo e do espaço para o estudo

 

Com um novo cotidiano na sala de aula, caracterizado pela presença de professores específicos para cada disciplina, nosso objetivo é que cada aluno reconheça as suas novas necessidades de organização para o estudo e se adapte a elas.

 

Cada aluno deve, ao final do 6º ano:

  • reconhecer os objetivos e a forma de trabalhar em cada disciplina, identificando seus instrumentos de estudo e diversificando seu uso;
  • ampliar suas possibilidades de expressão, tornando mais preciso e adequado o uso da linguagem nas diferentes disciplinas e nas situações de convívio com os colegas e educadores;
  • ser capaz de identificar o processo de trabalho expresso nos diversos produtos de aprendizagem;
  • incorporar procedimentos de estudo comuns a todas as disciplinas;
  • compreender os novos critérios pelos quais é avaliado.

 

7º ano - Ênfase no aprimoramento das diversas formas de estudar

 

Com alguns procedimentos organizacionais já incorporados, o aluno do 7º ano deve aprimorar sua capacidade de estudo individual de forma a colaborar como o aprendizado coletivo.

 

Cada aluno, ao final do 7º ano, deve:

  • identificar com clareza as etapas que caracterizam seu estudo nas diversas disciplinas - questão problematizadora ou situação problema, levantamento de hipóteses, coleta de dados, comparação dos dados com as hipóteses, análises e sínteses;
  • ser capaz de comparar e estabelecer relações hierárquicas entre conceitos, conteúdos, dados e informações específicas para o estudo de cada disciplina;
  • compreender mais claramente as instruções e as situações de estudo propostas, de forma a lidar com elas de maneira mais independente da supervisão de seus educadores.

 

8º ano - Ênfase na cooperação

 

No 8º ano, o aluno é solicitado a elaborar análises com um número maior de variáveis e formular interpretações que vão exigir um aperfeiçoamento da sua capacidade de argumentação. O grupo se torna uma referência importante para seu comportamento, para suas atitudes e para o desenvolvimento de seus valores e, justamente por isso, deve-se iniciar um processo que leve os alunos a refletir sobre sua própria singularidade e identidade.

 

Ao final do 8º ano, cada aluno deve:

  • incorporar que seu estudo individual é pré-requisito para o trabalho coletivo;
  • aprimorar sua maneira de trabalhar em grupo, assumindo uma postura cooperativa;
  • compreender que alguns objetos de estudo não têm uma única definição e que podem ser analisados sob diversos pontos de vista;
  • expressar o que pensa e cria de maneira mais sistemática e formal, sem com isso perder a criatividade.

 

9º ano - Ênfase na síntese parcial

 

Nosso principal objetivo de trabalho é explicitar e sistematizar junto aos alunos os conceitos e habilidades que desenvolveram ao longo do Ensino Fundamental.

 

Ao final do 9º ano, cada aluno deve:

  • ter clareza dos objetivos, das estratégias de ensino, dos instrumentos e critérios de avaliação de cada disciplina;
  • identificar e comparar seu processo de aprendizagem com os objetivos de ensino e critérios de avaliação em cada disciplina;
  • ser capaz de se relacionar respeitosamente com seus colegas de classe, evitando a cristalização de imagens já formadas de pessoas ou de pequenos grupos;
  • começar a correlacionar formalmente os principais conceitos e visões de mundo presentes nas diversas disciplinas;
  • conhecer os principais desafios que enfrentará no Ensino Médio e se preparar para eles.


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