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ENSINO FUNDAMENTAL I – 2º Á 5º ANO - O compromisso com os estudos

 

Nessa segunda etapa de escolarização, nosso trabalho enfatiza o aprendizado de uma postura que possibilite o desenvolvimento individual e coletivo visando à apropriação e à ampliação de recursos básicos de comunicação e expressão nas diferentes linguagens e áreas do conhecimento.

 

Como na Educação Infantil, o aprendizado pressupõe o cuidado na constituição de um grupo cuja dinâmica permita que os alunos, junto conosco, construam e se comprometam com as regras e os valores que organizam a vida escolar. Nossas intervenções buscam garantir o respeito necessário para que cada aluno possa expressar seus conhecimentos e dúvidas, colaborando com as pesquisas e sistematizações coletivas.

 

Projetos que integram, de forma sistemática ou pontual, alunos de diferentes séries e níveis de escolaridade, bem como trabalhos de campo acompanhados por monitores-alunos (do Ensino Fundamental II ou do Ensino Médio), ampliam as possibilidades de convivência, aprendizagem coletiva e seriedade no estudo.

 

 


Ensino Fundamental I / Principais Diretrizes


2º ano - O momento dos novos desafios: organização e postura

 

Ao iniciarem o Ensino Fundamental, nossos alunos vivem um momento significativo no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem, marcado por novas exigências em relação ao estudo e ao ambiente escolar.

 

Nosso trabalho visa a acompanhá-los e a desafiá-los, acolhendo-os em seus diferentes ritmos e possibilidades. Nesse sentido, temos como principais objetivos que o aluno:

  • integre-se à nova rotina escolar;
  • adquira autonomia no uso e conservação do novo material;
  • perceba a necessidade de se concentrar e dedicar mais tempo a estudar, tanto em classe como em casa;
  • integre-se à nova configuração do grupo, contribuindo para o trabalho coletivo e respeitando o processo de aprendizagem dos colegas;
  • organize-se frente ao estudo, inclusive diante das novas áreas curriculares, apropriando-se dos conteúdos propostos;
  • acompanhe a introdução do processo de avaliação desse nível de escolaridade, compreendendo-o como forma de ajudá-lo a conscientizar-se de suas conquistas e obter ajuda e/ou criar recursos para superar suas dificuldades.

 

3º ano - Exploração das possibilidades de estudo

 

Já familiarizados com as novas exigências do Ensino Fundamental, os alunos apresentam maior adequação e ritmo nas situações de trabalho, o que possibilita um aprofundamento no aprendizado dos conteúdos. Nesse momento, nossos principais objetivos são que o aluno:

  • reconheça que se apropriar de conhecimentos mais complexos nem sempre é fácil, mas a persistência para a elaboração de boas produções traz conquistas no aprendizado que nos motivam e nos alimentam;
  • dedique mais atenção ao processo e ao produto de seu trabalho, considerando a necessidade de revisão e complementação na elaboração de um bom produto final;
  • demonstre maior apropriação da escrita, da leitura e da linguagem matemática, comunicando seu pensamento de forma a ser melhor compreendido socialmente;
  • amplie suas possibilidades de reconhecer e respeitar as diferenças individuais;
  • veja a avaliação da aprendizagem dos conteúdos e posturas como um processo contínuo, que o auxilia a apropriar-se de seus recursos para a aprendizagem.

 

4º ano - Ampliação da visão de mundo: dedicação pessoal e trabalho em grupo

 

Nessa série, os alunos diversificam seus interesses, ampliando sua inserção social e cultural. Temos, então, como principais objetivos que o aluno:

  • considere a escola como um espaço de estudo, que requer uma organização pessoal e posturas compatíveis;
  • compreenda que o trabalho em grupo depende de uma organização que assegure a participação de cada um, com seus diferentes pontos de vista;
  • perceba que o trabalho com os conteúdos ganhou relevância, exigindo maior concentração e dedicação;
  • amplie a competência de ler, escrever e interpretar textos e elabore suas produções buscando seguir as normas convencionais de comunicação do pensamento nas diversas áreas;
  • apreenda os conteúdos trabalhados, estabeleça relações entre eles, incluindo seus conhecimentos extraescolares, e consiga formular e emitir opiniões pessoais;
  • respeite os demais e seja justo na resolução dos conflitos, mesmo que, em algumas situações, não seja ele o beneficiado.

 

5º ano - Autonomia e compromisso

 

Nossa preocupação central nessa etapa é que o aluno amplie a percepção sobre seu processo de aprendizagem e se sinta participante e responsável dentro do seu grupo. Nesse sentido, nosso trabalho tem como principais objetivos possibilitar que o aluno:

  • estabeleça relações e generalizações diante dos novos conteúdos e do que estudou nas séries anteriores;
  • expresse responsabilidade e independência em relação às tarefas escolares e às suas atitudes dentro da escola;
  • articule diferentes pontos de vista, percebendo as implicações grupais de sua ação individual;
  • perceba os momentos de avaliação como oportunidade de se conscientizar e criar metas para modificar sua postura e os recursos de aprendizagem;

sistematize os conteúdos aprendidos nas diferentes linguagens ao longo desse nível da escolaridade.

 

 

 

 

 

 

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